Fort Capital

3 de jan de 20223 min

3 dicas para se preparar para as despesas de início de ano

O ano de 2022 está começando, com isso se aproxima as despesas de início de ano como, IPVA, IPTU, renovação de seguro, material e uniforme escolar, imposto de renda.

Passada as festas, é preciso se planejar para que os gastos não sejam uma grande dor de cabeça e pese no orçamento familiar.

O planejamento financeiro é o melhor caminho para se programar para esses gastos, acompanhe o texto a seguir e conheça as dicas para manter as contas e o orçamento familiar em dia no início de ano.

3 dicas para se preparar para as despesas e manter o orçamento doméstico equilibrado

Organize seu orçamento familiar

O primeiro passo é a organização de todas as contas fixas e suas respectivas datas de vencimento e valores. Descobrir o valor médio das contas recorrentes como luz e água pode ajudar.

É possível saber o valor médio da conta de luz, por exemplo, somando todos os valores do ano anterior e dividindo por 12 meses e assim fazer uma projeção para os próximos meses.

Dessa maneira, é possível planejar seu ano e saber se terá recursos suficientes para quitar as despesas dos próximos meses sem passar por sustos.

Nessa organização é fundamental constar os gastos com cartão de crédito, parcelas, outros gastos que feitos no final de ano.

Para listar e organizar suas contas é importante que seja em um lugar onde você possa ver sempre, atualizar os valores e anotar novos gastos, como uma planilha de orçamento ou o próprio caderninho.

Hoje existem opções seguras de aplicativos que consolidam estas informações, onde é possível sincronizar as informações da sua conta e do cartão de crédito, como o Guia Bolso, facilitando o acompanhamento das despesas.

Planeje todos os gastos sazonais

Gastos sazonais são aqueles que ocorrem em uma determinada época do ano, como IPTU e IPVA. Sabemos que todo início de ano teremos os mesmos gastos, com isso, se faz necessário planejar esses pagamentos para que eles não afetem seu orçamento.

A primeira opção de muitos brasileiros, é efetuar o parcelamento, mas essa nem sempre é a melhor opção, tendo em vista, que o parcelamento, pode comprometer o seu orçamento dos próximos meses.

Evite parcelamentos. Quando você parcela essas despesas, você está aumentando o seu comprometimento de renda mensal. Ao se planejar para pagar à vista, você abre espaço para destinar parte da sua renda para compor sua reserva de emergência, para investir ou para realização de algum sonho seu ou da sua família.

O melhor a ser feito, após mapear quais são esses gastos, é realizar uma reserva financeira, ou seja, separar um valor mensalmente e destinar a uma conta. É possível programar no seu banco, para que esse valor seja aportado em outra conta, facilitando a construção dessa reserva.

Lembrando que as contas de início de ano não fazem parte dos gastos para a sua reserva de emergência, então é preciso criar uma conta separada dela para estas obrigações de início de ano.

Use o 13º salário

O 13º salário foi criado para ajudar o trabalhador a arcar com as despesas de início de ano. Então use seu 13º salário, se possível, para pagar essas contas como o IPVA, IPTU, material escolar, à vista e assim obter desconto.

Onde investir?

Esse valor que será destinado para o pagamento dessas despesas, pode ser aplicado em um CDB com liquidez imediata, ou até mesmo o tesouro Selic.

Outra opção pode ser um fundo DI com taxa zero, que é uma opção presente na maioria das corretoras e bancos digitais. O grande objetivo desta aplicação é minimizar o impacto da inflação sobre o seu dinheiro, então não espere um rendimento excepcional.

Negocie, peça descontos

Quando o assunto é negociar, o brasileiro geralmente tem vergonha e acaba perdendo a chance de ter acesso a preços mais baixos nas compras de início de ano.

Mesmo assim, muitas lojas tem e m seu planejamento oferecer descontos, então na hora de comprar o material escolar das crianças, é um bom momento para colocar essa prática em ação.

Antes de realizar qualquer compra, é importante pesquisar. Evite fazer parcelamentos e dê preferência para pagamentos à vista, onde geralmente as lojas oferecem descontos.

Em algumas situações, as lojas oferecem bons descontos quando o consumidor compra toda a lista de material em um só lugar. Por isso, deixe de consultar as opções com o vendedor.

Para manter o orçamento familiar em ordem, é importante ter um planejamento financeiro em dia, ajustado para suas necessidades. É possível passar por todas essas despesas sem precisar pedir crédito, fazer parcelamentos com um bom planejamento.

Aqui na Fort Capital, fazemos todo o seu mapeamento financeiro, cuidando para que você tenha uma vida financeira equilibrada. Nosso maior objetivo é sua tranquilidade.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma reunião de descoberta.

    360
    1