Buscar

4 passos importantes para uma vida financeira mais saudável

Atualizado: 14 de set. de 2021


O que vem à mente quando você pensa em exercício físico? Para muitos de nós, são esteiras, pesos, ou talvez até mesmo os temidos burpees no Cross Fit — coisas que mantêm nossos corpos em movimento e fortes. Mas o condicionamento físico também se aplica à nossa mente, emprego, família e finanças, que desempenham papéis importantes em nossa saúde e bem-estar em geral. Pode ser difícil manter todas esses pratinhos girando de uma só vez, por isso vale a pena refletir sobre como você está gastando seu tempo e energia para ter certeza de que cada área está recebendo a atenção que merece.


Se você acredita que sua vida financeira precisa de um pouco de cardio extra, essas dicas podem ajudar a decidir onde e como começar.


1) Defina uma meta

Tudo começa com a decisão de como você quer viver. Como é a sua situação atual— ou para que você está trabalhando? Quais são os seus objetivos? Quando você quer viajar? Quanto você deve reservar para lazer e recreação? Quanto mais específico você conseguir ser ao definir suas metas de estilo de vida, mais preciso será o seu orçamento e planejamento financeiro.


2) Acabe com tudo aquilo que não te faz bem

Uma vez que você tenha uma ideia de quais são suas despesas (ou deveriam ser), é hora de comparar esse número com sua renda mensal para ver como está a sua saúde financeira. Não tenha medo de se fazer perguntas importantes como: “Estou economizando o suficiente para o futuro? Meu dinheiro está trabalhando duro o suficiente para mim? Seja realista, mas não seja muito duro consigo mesmo. Através destas reflexões você pode encontrar uma grande oportunidade para atualizar suas metas de poupança e fazer um plano financeiro que te ajude a realizar os seus objetivos — e nunca é cedo ou tarde demais para começar.


3) Dobre a disciplina

Pense em investimentos como uma maratona, não como uma corrida. Contanto que você continue avançando na sua saúde financeira, você está bem, não importa se o avanço é pequeno. Você sempre estará evoluindo para alcançar seus objetivos no longo prazo. Considere automatizar suas economias mensais, pagar as dívidas com juros mais altos, iniciar uma reserva de emergência, rebalancear seus investimentos regularmente ou atualizar seus beneficiários nos seguros após grandes eventos de vida. Não se pressione muito ao mesmo tempo — ninguém chega à uma maratona sem antes conseguir caminhar alguns quilômetros. Comece com um bom hábito e trabalhe para continuar melhorando.


4) simplifique, simplifique, simplifique

É muito mais fácil fazer boas escolhas financeiras se você não tem que pensar muito sobre elas! Certifique-se de que todas as suas informações financeiras estão organizadas e fáceis de acessar e que você está aproveitando as oportunidades para automatizar suas economias e consolidar dívidas. Muitos aplicativos ajudam a compreender melhor como estão as suas finanças, como é o caso do Guiabolso, aplicativo gratuito de controle financeiro. Nessas horas ter seus aportes nos investimentos em débito automático faz toda a diferença.


Lembre-se: Como na saúde física você vai precisar estar sempre em movimento para continuar avançando nas suas finanças. Podemos te ajudar a continuar sua jornada em direção à liberdade financeira com o apoio de um especialista.




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo