top of page
Buscar

5 riscos que você pode enfrentar na aposentadoria




Antes de iniciar ou até mesmo planejar sua aposentadoria, considere os riscos que você pode encontrar e como se preparar melhor para enfrentá-los.


Depois de décadas equilibrando cuidadosamente as diferentes áreas da vida como: família, trabalho e saúde, a aposentadoria deve vir como uma recompensa relaxante e merecida de uma vida de trabalho duro.


Na aposentadoria você irá fazer tudo aquilo que planejou. Viajar mais, ter mais tempo livre com a família, desenvolver um novo hobby, ou até mesmo não fazer absolutamente NADA, se você quiser.


Porém, para ter uma aposentadoria tranquila é preciso estar preparado para os riscos que surgem durante este período. De acordo com o IBGE, apenas 1% dos brasileiros conseguem manter a qualidade de vida na aposentadoria.


Estes dados preocupam, por isso é preciso conhecer os principais riscos que podem impedir que tenhamos a vida que planejamos no futuro e saber como evitá-los.


Veja como um planejador financeiro Fort Capital pode te apoiar a se preparar para os 5 riscos mais comuns que você pode encontrar na aposentadoria.


Risco de mercado


O que é: Mudanças inesperadas no retorno dos investimentos, inflação ou outras variáveis de mercado.


Como se preparar: Certifique-se de que sua alocação de ativos está alinhada aos seus objetivos.


Por exemplo: O dinheiro destinado aos gastos na aposentadoria pode ter uma alocação diferente do dinheiro destinado para herança dos seus entes queridos.


Chamamos de diversificação a distribuição dos seus investimentos em diferentes classes de ativos como: renda fixa, ações, fundos imobiliários, entre outros.


Evite fazer mudanças bruscas na sua estratégia de investimentos — mas com alguns objetivos, pode fazer sentido adotar uma estratégia mais arrojada!


Por exemplo: quanto ao patrimônio que você pretende utilizar nos próximos 2 anos, pode ser interessante manter em renda fixa conservadora. Agora, para a parte que você pretende utilizar no longo prazo, acima de 10 anos, uma estratégia com um pouco mais de risco pode melhorar o retorno dos seus investimentos.


Como um Planejador Financeiro pode ajudar: através da criação de um plano financeiro personalizado para suas necessidades e objetivos específicos. Com base nestas informações são realizadas simulações com seu portfólio de investimentos através de 10.000 cenários hipotéticos de mercado para se certificar de que ele está preparado para todos os tipos de condições futuras.


Risco de longevidade e mortalidade


O que é: Viver mais ou menos tempo do que o planejado de acordo com os investimentos.

Como se preparar para isso — Considere uma estratégia de resgates anuais dos seus investimentos, que podem resolver ambos os riscos, gerando um fluxo de renda passiva para manter a qualidade de vida, e garantindo ao menos uma reserva de valor aplicada que vai se manter em um cenário que você viva mais que o planejado.


Você também pode considerar contratar um seguro de vida se estiver preocupado com o apoio à sua família na sua falta.


Como um Planejador Financeiro pode ajudar — seu Planejador pode recomendar uma estratégia de resgates periódicos dos seus investimentos para aposentadoria que provavelmente atendam às suas necessidades de gastos.


Ele também pode oferecer orientação sobre se faz sentido mudar a estratégia de seu portfólio para que seus investimentos possam gerar renda para você por mais tempo.



Risco à saúde


O que é: Não ser capaz de pagar seus gastos com saúde.


Como se preparar para isso — Obtenha uma estimativa personalizada dos custos esperados e escolha um plano de saúde e seguros adequados para as suas necessidades.


Como um Planejador Financeiro pode te ajudar — Seu Planejador pode fornecer uma estimativa personalizada das suas despesas de saúde (incluindo cuidados de longo prazo) e ajudar a escolher o plano de saúde que será melhor para você.


Risco Patrimonial


O que é: Um imprevisto que tem um grande impacto financeiro.


Como se preparar para isso: Construa mais flexibilidade nas suas despesas no seu orçamento mensal e considere um seguro adicional para ajudar a absorver certos tipos de impactos.


Como um Planejador Financeiro pode ajudar — um Planejador pode te apoiar no controle do orçamento doméstico, que irá proporcionar maior equilíbrio, flexibilidade e previsibilidade para as suas finanças.


Além da análise de seguros que podem te proteger caso algo inesperado aconteça, levando em consideração todos os aspectos do seu fluxo financeiro para que não impacte na sua qualidade de vida.



Risco fiscal e político


O que é: Mudanças nas regras que regem os panos de saúde, renda de aposentadoria, benefícios ou investimentos.


Como se preparar para isso —Certifique-se de que seu portfólio de investimentos contenha diferentes classes de ativos, o que pode lhe dar mais flexibilidade se as regras no país mudarem. Também é importante manter parte do seu portfólio em ativos em paises diferentes do país em que você vive.


Como um Planejador Financeiro pode ajudar —seu Planejador sabe como as mudanças fiscais ou políticas podem te afetar e irá sugerir estratégias para mitigar este risco.


Que saber quanto precisa investir para se aposentar?


Baixe a nossa calculadora de aposentadoria e descubra:





Quer ter certeza de que seu plano de aposentadoria está pronto para os imprevistos? Nossos planejadores financeiros podem ajudar a definir um plano personalizado que vai te ajudar a alcançar seus objetivos.




26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page