Buscar

Qual a diferença entre investir no Banco ou por uma corretora?

Atualizado: 17 de set. de 2021


Você já deve ter ouvido falar das Corretoras e deve ter se perguntado: O que faz uma corretora? É seguro? Qual a diferença dela pro meu banco?


Vou responder esta e outras perguntas no texto abaixo. Mas antes, eu já vou adiantar, enquanto no Brasil ainda estamos engatinhando neste sentido, onde 95% do nosso dinheiro está nos bancos, nos Estados Unidos 90% do dinheiro está nas corretoras, e apenas 10% está nos bancos.


Entendendo a lógica do Mercado


Banco


O banco é uma instituição que pega o dinheiro emprestado com investidores e empresta esse dinheiro para outras pessoas cobrando juros. Ou seja, o banco “fabrica” produtos financeiros (investimentos), você (investidor) “compra” um produto (investimento) do banco e o dinheiro da sua compra é usado para emprestar para outras pessoas (devedores).


Corretora


A corretora geralmente não emite nenhum Investimento, ela não é “dona” de nenhum produto financeiro (investimento). Ela apenas faz o intermédio entre você (investidor) e a instituição financeira emissora (bancos ou financeiras).

Ao entrar na plataforma de uma corretora, você encontra um cardápio bem completo com centenas de produtos financeiros.


Qual é a melhor alternativa entre Banco e Corretora?


Imagine que as corretoras são como lojas de departamento, que têm a disposição diversas marcas, todas elas expostas no mesmo lugar competindo entre si pela sua atenção, o banco seria como uma loja especializada, ou seja, que só vende os produtos da mesma marca.


Partindo desta analogia, é claro que as lojas próprias são bem mais caras, certo? Com os bancos também é assim, com uma prateleira limitada, os produtos tem uma taxa de administração mais cara, e como consequência rendem menos.


A segurança é a mesma


Esse é um ponto importante, já que muitas pessoas tem dúvidas sobre ele, e já antecipo: A segurança é a mesma.


Quando você investe via corretora, o seu dinheiro não fica na corretora, ela é só uma intermediária, lembra? Seu dinheiro fica custodiado pelas instituições responsáveis como a CBLC, B3 e tesouro nacional, ou seja, da mesma forma que nos bancos. Logo, se uma corretora quebrar, basta escolher outra e migrar seus investimentos com toda a facilidade.


Rentabilidade


As corretoras tem muito mais produtos que os bancos, por isso disponibilizam ativos com rendimentos mais atrativos, pois tem a liberdade de trabalhar com investimentos de vários agentes, como bancos pequenos, securitizadoras e financeiras.

Como sabemos, investir têm custos associados. Nos bancos, além do seu dinheiro render menos, você terá que arcar com taxas elevadas (aquele cafezinho com o seu gerente custa caro).


Assessoria


Nesse quesito ambos deixam a desejar, e isso se deve ao conflito de interesses. Seu gerente de banco precisa bater metas e o assessor da corretora quer ganhar comissões cada vez mais altas. E aí que mora o problema. As recomendações desses profissionais nem sempre são alinhadas com os objetivos dos clientes, muitos não tempo, sequer, para conhecer o cliente. Isso faz com que os seus investimentos sejam impactados negativamente ao longo do tempo, trazendo perdas significativas de patrimônio.


“Não existe almoço grátis”.


Como aproveitar melhor minha corretora:


Também é possível contar com a assessoria de um planejador financeiro independente em uma corretora. Sabemos que o "faça você mesmo" no mundo dos investimentos causa bastante dor de cabeça, e que o conflito de interesses também, pensando nisso que existem as empresas de planejamento financeiro independente como a Fort Capital.


Que através de um processo seguro e bem elaborado, conseguem mapear todo o mercado financeiro e encontrar a oportunidade ideal para seu perfil de investidor e objetivos de vida. Além disso, ter um planejador financeiro ao lado ajuda a manter o foco no longo prazo e o rebalanceamento da carteira, que são fatores fundamentais para a construção de patrimônio.



Este conteúdo faz parte da missão da Fort Capital de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece a Fort Capital? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.








#Conselho #Consultoria #NovaIorque

53 visualizações0 comentário