top of page
Buscar

Planejamento Financeiro: o segredo para uma vida equilibrada

Entenda porque ter uma planejamento financeiro pode trazer mais qualidade de vida para você e melhores resultados para o seu patrimônio.





O planejamento financeiro é o primeiro passo para garantir a tranquilidade financeira. Ele é a ferramenta mais poderosa para alcançar os objetivos de vida, seja um intercâmbio, casamento dos sonhos, casa própria, tocar de carro, ou até mesmo a independência financeira.


Independente dos seus objetivos o planejamento financeiro pode te ajudar a transformar sonhos em metas, que se seguidas com disciplina se tronarão realidade.


O que é o planejamento financeiro pessoal


O planejamento financeiro é uma metodologia utilizada para fazer com que as pessoas alcancem seu objetivos de vida através do uso consciente do dinheiro e dos produtos e serviços financeiros disponíveis.

O processo de planejamento financeiro ajuda as pessoas a ter uma visão completa e abrangente de suas finanças, mostrando com clareza onde estão agora, onde gostariam de estar no futuro e qual caminho devem tomar para alcançar seus objetivos.


Atualmente o processo de planejamento financeiro contempla diversas áreas da vida financeira de uma pessoa como:

  • Gestão financeira;

  • Gestão tributária;

  • Investimentos;

  • Seguros;

  • Planejamento de aposentadoria;

  • Sucessão Patrimonial;

Ao gerenciar bem estas áreas é possível ter uma vida financeira tranquila e equilibrada.


Porque o planejamento financeiro pessoal é tão importante


Ter sua vida financeira organizada traz clareza sobre sua situação de vida atual e te proporciona a chance de planejar o futuro que você deseja. Se panejar financeiramente é tão relevante que a "Planejar", associação brasileira de planejamento financeiro tem uma frase para descrever a diferença entre quem tem planejamento financeiro, das pessoas que ainda não dão a devida atenção para as finanças pessoais:

"Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino".

- Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro)


O trecho acima demonstra que quem se organiza, toma melhores decisões e consegue ter a vida desejada. Já quem não se paneja conta basicamente com a sorte.


O Brasil é um país onde a população em geral tem baixa educação financeira, e o reflexo disso é o alto endividamento das famílias.


De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), hoje mais de 70% das estão endividadas. Uma das causas para essa situação é a falta de planejamento financeiro.


Não saber quanto gasta mensalmente é o grande problema das famílias endividadas e o planejamento financeiro ajuda a devolver o controle sobre o dinheiro. Além de ajudar a tomar melhores decisões, ele funciona como um alerta de quanto dinheiro entra e quanto sai, ajudando a gerenciar melhor o fluxo financeiro familiar.


Quais os benefícios do planejamento financeiro pessoal:


Diminui as preocupações com o dinheiro

O estresse financeiro pode acontecer por diversos motivos como dívidas, descontrole financeiro, instabilidade profissional e emocional.


Sabemos que o dinheiro tem impacto direto em todas as áreas da vida, como no trabalho, relacionamentos e autoconfiança. As pesquisas mostram que grande parte dos divórcios tem como causa raiz problemas com o dinheiro.


Ter o controle da vida financeira dá a clareza da sua situação atual e permite que sejam realizados ajustes que podem nos proteger do estresse financeiro, mesmo que esse seja de ordem externa.


Quitar dívidas, ter uma reserva de emergência e diversificação correta dos seus investimentos, são pilares do planejamento financeiro e irão contribuir muito para o aumento da sua qualidade de vida.


Realizar objetivos de vida

O que você deseja realizar nos próximos anos? Comprar a casa própria? Investir na educação dos filhos? Se aposentar?


Independente da complexidade do objetivo, o planejamento financeiro irá ajudar a traçar o melhor caminho para realizar cada um dos seus sonhos. Quando temos clareza de onde estamos e o que buscamos alcançar, fica fácil tomar boas decisões financeiras.


Uma pessoa que sabe exatamente quanto precisa poupar para alcançar uma meta, tende a priorizar seus objetivos mais do que aquela que não sabe o quanto precisa investir para realizar seu sonhos.


Como dizia Lewis Carroll "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve".


Consciência financeira

A fotografia financeira é uma das etapas do processo de planejamento financeiro. Ela serve para mostrar exatamente como estamos hoje, com o patrimônio que construímos ou se estamos criando dívidas.


Com sua fotografia financeira em mãos você tem capacidade para entender se ano após ano o seu patrimônio está evoluindo ou involuindo. Além disso, ter clareza da sua situação financeira pode contribuir para o uso do dinheiro sem culpa, já que quem planeja seus objetivos não tem com o que se preocupar.


Evitar juros e dívidas

Vimos que o planejamento traz inúmeros benefícios, o uso consciente do dinheiro é de fato um dos mais relevantes. Visto que, juros e dívidas corroem grande parte da renda. Uma pessoa endividada têm mais dificuldade para iniciar sua jornada em direção à independência financeira que uma pessoa sem dívidas.


Planejar uma compra, saber qual taxa de juros você irá pagar ao banco ao efetuar um financiamento, são passos fundamentais para a saúde financeira e com isso é possível se proteger dos juros elevados e não fazer uma dívida que pode prejudicar sua vida financeira por muitos anos.


O Cartão de crédito atualmente é um dos grandes vilões do endividamento das famílias. Usar o cartão de crédito com sabedoria é um dos benefícios de ter a vida financeira sob controle.


Cortar gastos desnecessários

Já ouviu falar dos gastos invisíveis? São aqueles pequenos gastos que normalmente não contabilizamos, mas que juntos tem um grande impacto nas finanças. Pode ser aquela conta de streaming, TV a cabo, ou até mesmo um serviço de assinatura que não utilizamos.


Existem gastos com serviços que achamos ser necessários, mas que no final das contas, usamos uma ou duas vezes, e por ter um valor baixo não consideramos seu impacto no valor total do orçamento.


Ao ter a visão global das suas finanças, você consegue perceber os gastos que podem ser cortados, aumentando seu poder de poupança, que é o quanto você consegue guardar por mês para realizar os seus objetivos.


Aumento do poder de poupança


Poupar é um hábito, é o momento em que você está se preparando para o futuro.

Com seus objetivos definidos, você consegue estimar o valor necessário para concretizar suas metas.


Ter um planejamento financeiro equilibrado, que faça sentido para você irá te ajudar a guardar mais dinheiro. Isso porque somos seres emocionais, grande parte das nossas decisões são tomadas em base da intuição.


Ter objetivos claros faz com que as decisões que envolvem dinheiro sejam tratadas com maior racionalidade, e como consequência disso as pessoas passam a investir mais e com maior frequência.



Uma vida mais tranquila e com mais qualidade


Tranquilidade financeira! É esse o grande objetivo do planejamento financeiro pessoal.


Ter um planejamento traz a tranquilidade de saber que está no caminho da liberdade financeira, que não está apenas vivendo, mas podendo aproveitar melhor o que a vida tem para nos proporcionar.


Quer ter uma vida mais tranquila? Fale agora com nossos planejadores financeiros e agende a sua consultoria.



57 visualizações0 comentário
bottom of page