top of page
Buscar

5 passos para construir o planejamento financeiro perfeito

“Se eu tivesse feito isso antes, hoje eu seria muito rica…”


Essa foi a conclusão de uma cliente, após terminar seu primeiro ano de planejamento financeiro. Mas como funciona essa ferramenta poderosa para construção de riqueza?


Quando falo de planejamento financeiro, a maioria das pessoas fica com dúvida sobre o que é, e muitas acabam mostrando uma visão equivocada desta técnica.


A maioria das pessoas associa o termo com o uso de planilhas, ou a apenas um elemento dos diversos que compõe um planejamento financeiro, como fazer orçamento, ou investir como os profissionais.


Muito desta confusão vem de um problema crônico do nosso sistema de ensino básico. Nós não aprendemos sobre dinheiro na escola, muito menos em casa. O resultado disso é um país que tem mais de 78% das famílias brasileiras endividadas, é o que mostra um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de bens, Serviços e Turismo (CNC).


Costumo dizer, de forma simples, que o planejamento financeiro é uma ferramenta que permite realizar seus objetivos de vida, através do uso inteligente do dinheiro.


Em outras palavras, o planejamento financeiro é o processo de criar um plano para gerenciar seus recursos financeiros a fim de atingir seus objetivos de vida. Envolve avaliar sua situação financeira atual, estabelecer metas para o futuro e desenvolver um plano para atingir essas metas.


Aqui estão 5 passos importantes para o planejamento financeiro perfeito:


1- Determine seus objetivos financeiros: o que você deseja alcançar? Isso pode incluir economizar para a aposentadoria, pagar dívidas, viajar, comprar uma casa ou economizar para a educação de seus filhos.

Definir objetivos não é nada fácil, já que, muitas vezes, não paramos para refletir o que queremos realizar. O planejamento financeiro permite esta reflexão para podermos traçar um plano para alcançar a vida que desejamos.


2- Avalie sua situação financeira atual: faça um balanço de suas receitas, despesas, ativos e passivos. Isso ajudará você a entender sua posição financeira atual e identificar possíveis desafios ou oportunidades.


Lembrando que ativo em finanças é tudo aquilo que você possui que coloca mais dinheiro no seu bolso. Como um imóvel que te paga aluguel, investimentos que rendem juros. Já o passivo é o oposto do ativo, são aqueles bens que geram despesas para mantê-los, como um carro de luxo ou um barco.


O segredo para construir riqueza é sempre ter mais ativos do que passivos.


3- Crie um orçamento: um orçamento é um plano de como você alocará suas receitas e despesas. Pode ajudá-lo a gerir o seu dinheiro de forma mais eficaz e a atingir os seus objetivos financeiros.


Embora seja uma peça fundamental para o sucesso financeiro, o orçamento é sem dúvida o item do planejamento financeiro mais ignorado de todos. Não cometa este mesmo erro, faça seu orçamento, que pode ser através de uma planilha, aplicativo ou caderno. O importante é que seja realizado com regularidade.

4- Desenvolva um plano para atingir seus objetivos: com base em seus objetivos e situação financeira atual, crie um plano que inclua etapas específicas para ajudá-lo a atingir suas metas. Isso pode incluir economizar uma certa quantia de dinheiro todo mês, investir em certos ativos ou pagar dívidas.


Com um plano em mãos, fica fácil mensurar sua evolução e saber como está o seu progresso em direção aos seus objetivos. Isso implica também na parte comportamental do processo, o que nos leva para a neurociência. Estudos mostram que, pessoas que escrevem seus objetivos, possuem mais chances de realizá-los, do que aquelas que não escrevem.


5- Monitore e analise seu progresso: é importante revisar regularmente seu plano financeiro para garantir que você esteja no caminho certo para atingir suas metas. Isso pode envolver ajustar seu orçamento, economizar mais dinheiro ou fazer alterações em seu portfólio de investimentos.


No geral, o planejamento financeiro ajuda você a tomar decisões inteligentes sobre como gerenciar seus recursos financeiros para atingir suas metas financeiras. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais seguro financeiramente e confiante em sua capacidade de atingir seus objetivos.

88 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page