Quer a aposentadoria esteja se aproximando ou você já esteja aposentado, agora é a hora de trabalhar em conjunto com seu planejador financeiro para desenvolver um plano para financiar os anos à frente.
Use este guia para aproveitar ao máximo suas consultas com seu planejador financeiro.
Avalie Sua Situação Atual
Estime sua renda e despesas
Despesas Fixas: Despesas básicas, como alimentos, pagamentos de financiamento imobiliário, prêmios de seguros, impostos, gasolina e serviços públicos.
Despesas Variáveis: Despesas opcionais, como viagens, hobbies, presentes e doações para caridade.
Estime suas fontes de renda, incluindo benefícios do INSS, pensões, aluguéis de propriedades de investimento, dividendos e juros.
Reveja Sua Cobertura de Seguro
Previdência Social: Aposentados no Brasil se qualificam para benefícios do INSS, mas pode ser necessário complementá-los com planos de previdência privada.
Planos de Saúde Complementares: Considere adquirir planos de saúde suplementares para cobrir gastos não incluídos pelo SUS.
Seguro de Doenças Graves e Invalidez: Pode prevenir que suas economias sejam devastadas caso precise de cuidados prolongados.
Seguro de Vida: Pode não ser mais necessário após a aposentadoria, a menos que outros dependam de sua renda.
Reveja Sua Situação de Moradia
Considere se sua casa atual atende às suas necessidades futuras. Pode ser hora de mudar para uma casa menor ou reajustar despesas com moradia.
Manter Alguma Liquidez: Uma pequena conta líquida pode ajudar a evitar a venda de ativos do portfólio em um momento inoportuno.
Considere Recebimento de renda da Previdência Privada
Previdência privadas são produtos de seguro projetados para pagar renda enquanto você viver. Neste momento é preciso avaliar os tipos de renda que você quer receber. Se é por um período determinado, ou até mesmo vitalícia. Alguns planos de previdência complementar permitem nomear um beneficiário para o recebimento de renda em caso de falecimento do titular.
Organize, Compartilhe, Simplifique
Atualize Suas Designações de Beneficiários: Estas designações prevalecem sobre as instruções em seu testamento.
Facilite o Acesso a Documentos Importantes para sua família, como seu testamento, documentos de confiança, apólices de seguro, lista detalhada de ativos e procuração duradoura.
Ajuste Seu Portfólio
Antes de começar a retirar renda de seu portfólio de investimentos, seu consultor financeiro pode ajustar a composição dos investimentos para que seja mais apropriada para suas novas circunstâncias.
Planeje Suas Retiradas de Ativos
Método 1: Retiradas Ajustadas a inflação
Estabeleça um valor fixo de retirada no primeiro ano, geralmente baseado em um percentual do valor inicial do portfólio.
Método 2: Retiradas Percentuais
Retire o mesmo percentual anualmente do seu portfólio. As retiradas anuais não aumentam pela inflação.
Método 3: Retiradas Percentuais com Teto e Piso
Adiciona um limite superior (teto) e inferior (piso) à retirada percentual.
Quais Ativos Retirar Primeiro?
Vendas para Manter Seu Mix de Investimentos no Alvo: Comece retirando os recursos da porção de seu portfólio que se concentrou em ativos acima da proporção ideal.
Vendas para Maximizar o Crescimento dos Ativos: Seu consultor financeiro pode recomendar a retirada de seus ativos nesta ordem:
Ativos isentos de IR (Ações até R$ 20 mil por mês, Investimentos no exterior até R$ 35 mil por mês).
Ativos de impostos diferidos acumulados em planos de previdência privada.
Aumentar a participação em ativos que pagam uma renda mensal isenta da IR, como os FIIs e empresas reconhecidas por pagarem dividendos recorrentes.
Monitore Seu Plano
Uma vez que você tenha um plano sólido para financiar sua aposentadoria, é importante se reunir regularmente com seu consultor financeiro para garantir que seu plano permaneça no caminho certo.
Outras Considerações
Continue Investindo com Eficiência Fiscal
Contribuições para um Plano de Previdência Privada: Mesmo na aposentadoria, se você tiver renda auferida, poderá contribuir para um plano de previdência privada e se beneficiar de seus ganhos livres de impostos.
Para mais informações, entre em contato com seu consultor financeiro.
Fort Capital www.fortcapital.com.br • contato@fortcapital.com.br
Comments