top of page
Buscar

Descubra como investir para curto, médio e longo prazo

Atualizado: 15 de mai. de 2022

Saber direcionar seus investimentos da melhor maneira possível no mercado financeiro, é sem dúvida uma das melhores maneiras de construir riqueza. Mas como definir se meus investimentos são para curto, médio e longo prazo e como isso impacta na sua rentabilidade e risco?




Muitos investidores buscam o mercado financeiro para ter maiores retornos nos seus investimentos, porém, o mercado financeiro tende a recompensar os investidores pacientes que dispõe de maior prazo do que os com objetivos de curto prazo, e isso está relacionado a própria natureza dos investimentos.


Harry Markowitz, Nobel de economia dizia que, quanto maior o risco maior o retorno que será exigido pelos investidores para aplicar seus recursos em um dado produto financeiro. Sendo assim, o risco de não poder usar o dinheiro por um determinado período precisa ser recompensado com uma boa rentabilidade.


Saber quanto tempo você deseja imobilizar o seu dinheiro é fundamental, já que algumas aplicações, podem não ter liquidez quando você mais precisar. Para compreender como o prazo dos investimentos funciona é preciso entender antes o tripé dos investimentos, Liquidez, Rentabilidade e Segurança.



Tripé dos investimentos: como escolher o melhor investimento


O tripé dos investimentos é a base que sustenta toda decisão de investir, e deve ser levada em consideração antes de aplicar seu dinheiro em qualquer produto financeiro.


O tripé dos investimentos se resume em 3 pilares: Segurança, Liquidez e Rentabilidade.



Segurança/Risco

Risco é a possibilidade de algo não sair como o planejado e você perder parte ou todo seu dinheiro investido. Todo investimento tem algum nível de risco. A rentabilidade dos ativos está muito atrelada ao risco, já que quanto maior o risco maior será o retorno exigido pelos investidores.

Liquidez:

Liquidez significa o tempo que demora para ter as suas aplicações transformadas em dinheiro. Esta característica é bastante apreciada pelos investidores, porém não costuma ser bem remunerada pelo mercado, pois geralmente o mercado vai remunerar mais quem pode esperar mais tempo.


Rentabilidade:

O grande objetivo dos investidores, ou seja, quanto você ganha sobre o dinheiro investido. Olhar só para a rentabilidade é o maior erro dos investidores, já que quanto maior a rentabilidade, maior o risco e menor a liquidez.



O melhor investimento não existe.



Agora que conhecemos o tripé dos investimentos, precisamos saber que nenhuma aplicação financeira tem os 3 itens. Por isso, é necessário montar uma carteira diversificada com ativos diferentes que se complementam em cada um dos pilares do tripé dos investimentos.

Você terá que escolher tanto para o curto, médio e longo prazo, quais pilares são mais relevantes.

Segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais) os períodos de cada forma de investimento são os seguintes: Curto prazo: Até 2 anos. Médio prazo: de 3 a 10 anos. Longo prazo: Mais de 10 anos.



Aplicações de curto prazo:

Quando falamos em investimentos de curto prazo, é importante valorizar os pilares da liquidez e segurança. Já que para um objetivo de até dois anos, talvez o investidor não tenha tempo suficiente para se recuperar de uma crise no mercado financeiro que cause uma perda em suas aplicações.


As aplicações recomendadas para estes objetivos são: CDBs com liquidez imediata, Fundos DI e o Tesouro Selic.


Aplicações de médio prazo:

Nos investimentos de médio prazo a liquidez não é um critério tão importante quanto nos de curto prazo, afinal você possui um período maior para resgatar seus ganhos.

Nesta modalidade é indicado procurar opções de aplicações com um risco um pouco maior e que possibilitam maiores ganhos. Outra recomendação é diversificar mais a carteira para controlar a volatilidade, que são as oscilações de preço que afetam os investimentos.


As aplicações recomendadas vão desde renda fixa com um pouco mais de risco, como os fundos de crédito privado até mais arrojadas como os Fundos Multimercado e de Ações Long Biased.


Aplicações de Longo Prazo:

Para as aplicações de longo prazo, já são permitas opções de investimento com mais risco, como as ações, sempre respeitando o perfil do investidor. Também é fundamental observar características de eficiência tributária dos veículos de investimentos, ou seja, a sua capacidade de pagar menos impostos.


Neste caso, a previdência privada ganha destaque dentre as opções de investimento, devido a sua capacidade de chegar a uma tributação mais branda, de até 10%, que é uma grande vantagem quando comparada a outras aplicações.


Diversificação é o último almoço grátis dos investimentos.


Diversificar é não colocar todos os ovos em um único cesto. Para ter bons resultados nos seus investimentos você precisará ter ativos diferentes, com fatores de risco diferentes, de economias diferentes. Desta forma você garante que mesmo que um investimento tenha um desempenho ruim, os outros irão compensar esta perda.


Quer saber mais sobre como diversificar seu portfólio de investimentos?

Agende uma reunião com nosso planejadores financeiros!





bottom of page